Projeto “A arte do latoeiro” vai dar vida à tradição em Silves
O projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais – gerido pela Proactivetur irá realizar uma série de ações no sentido de reativar o ofício do latoeiro, que se encontra praticamente extinto no Algarve.

“A arte do latoeiro” é o nome do projeto a desenvolver a partir de março, no território de Silves, em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
Beneficia do apoio da EDP sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições.
A missão deste projeto, a realizar durante um ano, é reativar o ofício através da formação de futuros latoeiros, de ações de envolvimento da comunidade, do registo documental e desenvolvimento de produtos que incorporem soluções de design e inovação.
A formação será realizada no modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz centrada no domínio da técnica tradicional e na integração de novas abordagens com recurso à inovação.
Decorre de março a maio, com uma duração total de 125h. Procura integrar candidatos dispostos a realizar atividade profissional na área da latoaria.
As candidaturas estão disponíveis aqui.