Há uma associação que defende a cerâmica portuguesa. Sabia?
Muitos talvez não saibam mas Portugal tem uma Associação que defende a cerâmica nacional. Designada por Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), esta é uma entidade constituída para a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, e que promove o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património.
A AptCC foi fundada pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-oNovo, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, «esta associação desempenhará um papel fulcral no reforço e potenciação da indústria da cerâmica, a qual tem uma tradição ancestral no concelho de Alcobaça.
Pela quantidade de municípios que congrega e que representa centenas de empresas e milhares de trabalhadores, penso que esta estrutura será uma importante estrutura de apoio e divulgação da cerâmica nacional à qual temos todo o orgulho em nos associar».