Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Há melhor maneira de começar do que no coração do Douro? Não há.

DSCN0296.JPG

 

O esforço é ciclópico. Mergulhar no coração do Douro Vinhateiro é uma espécie de conquista às arribas, ao espaço onde amadurece a vinha por estes dias para, no fim de agosto, se colher a uva que há-de chegar às mesas do mundo. Seja manhã, tarde ou noite, nas terras durienses, o sol de um julho quente, apazigua os espíritos, conforta a alma e rejuvenesce por dentro e por fora. Tal como cantou Torga, que fez dos socalcos e da paisagem, o seu porto de abrigo em tantas noites de poesia, é nos finais de tarde que inflamam emoções e se reforçam os tons estivais de um território que é património da Humanidade desde 2001. Na parra, antevê-se mais um ciclo que se fecha com as vindimas que hão-de chegar lá para os começos de setembro. Da Régua ao Pinhão, de Alijó ao cimo do mundo, regressar à profundeza das gentes e costumes durienses, é uma imensidão de oxigénio, que nos empurra para uma paz inigualável. Só quem se apaixona por um lugar assim, pode compreender a força das palavras que existem para o descrever. Todos deviam vir cá nem que fosse apenas uma vez. «Sobretudo as almas inquietas e que ainda não se encontraram consigo mesmas», como um dia aconselhou Eça. Há demasiado tempo que não me reencontrava com isto. É precisamente com uma das regiões que mais me apaixona em Portugal que começa a aventura de "Portugal à Lupa". A última viagem aconteceu quase há um ano - em julho de 2015 - e deixo-vos com o melhor que o coração do Douro tem para vos oferecer. 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.