Castelo de Lanhoso acolhe mercado medieval
Neste fim-de-semana de 16 e 17 de julho, o Castelo de Lanhoso irá abrir uma janela para o passado, com a recriação de um Mercado Medieval na sua praça de armas. Ao entrar nas muralhas do castelo, o visitante irá mergulhar num cenário que pretende levá-lo numa viagem através do tempo.
«O Município da Póvoa de Lanhoso tem como objetivo potenciar os monumentos concelhios e o Castelo de Lanhoso, sendo um dos ex-libris, não foge à regra. Os artesãos concelhios estarão presentes em força e temos como fim proporcionar aos povoenses um fim-se-semana diferente, num local histórico onde serão revividas tradições medievais», refere o Vereador do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.
Artes e ofícios tradicionais, com as técnicas de então, serão executadas por verdadeiros artesãos e artífices. Ferreiro, cesteiro, carpinteiro e artesão de pedra, ao lado de lavradores e camponesas, darão vida a um cenário medieval, que acima de tudo «se espera recrie o quotidiano que havia nesta e noutras praças medievais», vinca a câmara.
Esta iniciativa está incluída nas comemorações dos 20 anos do Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso e conta com a participação de grupos, associações, empresas e outras coletividades locais que contribuíram positivamente na organização deste evento.