Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Castanha e Cogumelo: «Ouro de outono»

Terra fértil em produtos de excelência, o concelho de Montalegre oferece por esta altura do ano uma variedade empolgante. As castanhas e os cogumelos selvagens têm lugar cativo na procura. Gente que reside e que bem de longe à cata de odores únicos. Em linguagem figurada, são o "ouro de outono".

 

MONTALEGRE - Castanhas e cogumelos no Outono (Net

 

Está aberta a época de dois irresistíveis ingredientes de outono: as castanhas e os cogumelos selvagens. O outono instalou-se e trouxe consigo um manto de ouriços por onde espreita a curiosa e afamada castanha.

 

«A chuva chegou tarde e só agora a castanha começou a cair das árvores» e o «verão muito quente» contribuiu para um calibre mais pequeno, comentam os barrosões sobre o fruto. Nestes dias, é possível ver pessoas a apanhar castanhas nos campos, para uso próprio e até para comercialização do produto.

 

Em certos casos, a exportação é uma hipótese válida e rentável. Existe atualmente uma «maior procura» por parte do mercado e os preços rondam um euro por quilo. A qualidade e o sabor «mantém-se» mas este ano «é mais miúda» em relação aos anos anteriores. Este fruto de Barroso é, também, um pretexto para a visita de alguns emigrantes pela altura do São Martinho. Verdadeiros apreciadores da iguaria, não perdem a oportunidade de reservarem quantidades significativas.

 

MONTALEGRE - Castanhas e cogumelos no Outono (Net

 

Essência da terra, as chuvas de Outono trazem, também, a época dos cogumelos silvestres, este ano em menor quantidade porque «o tempo não foi de feição».

 

A apanha começa logo pela manhã, para aproveitar o orvalho e colher os ingredientes mais frescos da terra. Pelos lameiros e trilhos florestais partem em busca dos míscaros, fradelhos e outros cogumelos silvestres, de formatos, nomes e cores sui generis, no pico da coloração outonal a espreitar por entre um mar de verde.

 

 

MONTALEGRE - Castanhas e cogumelos no Outono (Net

 

Abóboras e marmelos preenchem, também, os campos e já na cozinha são transformados para adoçarem os paladares mais aguçados. Quem não conhece o prestigiado doce de abóbora com nozes ou a marmelada caseira pelas mãos das mulheres barrosãs.

 

São particularidades do outono no concelho de Montalegre, sabores caseiros, estadias que cheiram a natureza e a terra molhada. Momentos de lazer em frente a uma apetecível lareira, deliciosas iguarias com cogumelos silvestres e castanhas acabadas de assar.

 

Créditos: Imagem e Fotos (Câmara de Montalegre)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.