Bordado de Castelo Branco mais próximo da certificação
O Bordado de Castelo Branco vai receber, em 2017, a sua certificação de produção.
A informação foi divulgada pelo vereador da Cultura da Câmara de Castelo Branco, Fernando Raposo, durante a inauguração da exposição de Colchas de Castelo Branco dos Séculos XVIII e XIX, uma mostra que está inserida na promoção e valorização do bordado.
A Câmara Municipal de Castelo Branco apresentou o pedido de registo da produção tradicional “Bordado de Castelo Branco” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, tendo o mesmo merecido o parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, em agosto de 2016.
O vereador da cultura disse que em 2017, a Câmara Municipal “está em condições de certificar o bordado e a marca” o que irá defender a genuinidade do ex-libris da cidade e da região.
Fernando Raposo, falava na inauguração da exposição de Colchas de Castelo Branco dos Séculos XVIII e XIX, que já passou por grandes centros turísticos como Lisboa, Óbidos e Guimarães, e está agora patente no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, até ao dia 5 de fevereiro.