Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Abrantes: em outubro há Feira Nacional de Doçaria Tradicional

As referências da doçaria nacional voltam a Abrantes nos dias 28, 29 e 30 de outubro. O certame, em que a Palha de Abrantes, as Tigeladas e os doces abrantinos são reis, promete animar o Centro Histórico com música, teatro, oficinas temáticas, desporto e outras atrações.

 

J2_b.JPG

 

Iguarias à base de ovos, farinha e açúcar, cujas receitas escaparam dos conventos de Norte a Sul do País, incluindo as ilhas, são algumas das delícias à prova.

 

Reza a lenda que os frades do Convento de S. Domingos e as freiras de Santa Clara para criarem o ícone da cidade, a Palha de Abrantes, se inspiraram nos vestígios no rio Tejo, resultantes do transporte de palha do Alentejo para Lisboa, no século XVI, a partir do porto fluvial abrantino.

 

Promover e valorizar este e outros pecados locais são os objetivos da Câmara Municipal de Abrantes que, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, realiza este certame, conjugando a doçaria nacional com licores, compotas, mel e doces.

 

Para esta edição, estão já confirmados os Ovos-Moles de Aveiro, as Queijadas de S. Gonçalo, as Lérias, os Foguetes e as Brisas do Tâmega de Amarante, o Pão-de-ló de Ovar, o Pão-de-ló e as Cavacas de Margaride, as Malassadas de S. Miguel do Açores, o Bolo Fidalgo e o Pão de Rala do Alentejo, as Cornucópias de Alcobaça, e claro, a Palha de Abrantes e as Tigeladas, entre muitas outras iguarias.  Saiba mais aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.