Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Reguengos: provas de vinho e fado animam celebrações do Dia Europeu do Enoturismo

A Capital dos Vinhos de Portugal, Reguengos de Monsaraz, vai assinalar o Dia Europeu do Enoturismo com provas de vinhos, um passeio todo-o-terreno e um espetáculo com a nova geração do Fado.

vinha_2-800x480.jpg

 

O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado desde 2009 no segundo domingo de novembro pelas cidades que integram a RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho para promover o turismo do vinho nos países europeus aderentes.  

 

O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz inicia-se na sexta-feira, dia 11 de novembro, às 17h30, com a iniciativa “São Martinho à Benfica”, que integra uma prova de vinhos novos na Casa do Benfica da cidade. Quem for provar os vinhos novos de vários produtores locais receberá um copo personalizado e para acompanhar terá caldo verde, chouriça, cacholeira e castanhas assadas.  

 

No dia 12 de novembro, pelas 9h30, será dada a partida para o Passeio TT Rota dos Vinhos, um evento de cariz solidário que vai doar 5 euros por cada inscrição aos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

 

Esta iniciativa da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense deverá ter cerca de uma centena de participantes em motos, quads, buggy e 4x4, que vão percorrer 75 quilómetros nesta região vitivinícola, num trajeto de dificuldade média/baixa. O Passeio TT Rota dos Vinhos integra uma prova de vinhos e de produtos regionais na Ervideira.  

 

Às 17h, no Espaço Vinho Com Arte, haverá provas de vinhos da CARMIM comentadas pelo enólogo Rui Veladas. A partir das 21h30, o Auditório Municipal da cidade recebe a nova geração do Fado com o espetáculo “Gustavo, uma alma castiça, um coração alentejano”. Gustavo Pinto Basto convidou as fadistas Silvana Peres e Liliana Martinho (vencedora do prémio “Voz Revelação 2011” da Rádio Amália) para o acompanharem no palco, mas também Kajó Soares (guitarra portuguesa e saxofone), José Elmiro (viola de Fado) e João Penedo (contrabaixo).  

 

No dia 13 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo, o programa comemorativo integra entre as 10h e as 15h visitas gratuitas à Adega José de Sousa, e das 15h às 17h haverá provas de vinho no enoturismo da CARMIM. 

 

A Capital dos Vinhos de Portugal abrange nove produtores de vinho, nomeadamente a CARMIM, Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vinhos, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal.  

 

O Dia Europeu do Enoturismo celebra-se anualmente com programas próprios em cada cidade, apresentando conferências, concertos, visitas a adegas e passeios pelas vinhas, provas de vinho e enogastronómicas, exposições, entre muitas outras iniciativas. Desta forma pretende-se divulgar a cultura, o património e as tradições das cidades associadas da RECEVIN, as rotas de vinho, os produtores de vinho e os seus enoturismos, valorizando os territórios vinhateiros.  

 

Nesta edição pretende-se que os organizadores das atividades destaquem o consumo moderado de vinho, em cooperação com o programa da Wine in Moderation, associação sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo setor vitivinícola europeu que tem como objetivo garantir padrões de consumo de vinho responsável e moderado como norma social e cultural.

 

A RECEVIN tem o apoio das associações nacionais de cidades do vinho e de várias cidades associadas da Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia, que se traduzem na força de 600 cidades europeias.