Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Portugal à Lupa

Há 13 anos a calcorrear o País como jornalista, percebi há muito que não valorizamos, como devíamos, o que é nosso. Este é um espaço que valoriza Portugal e o melhor que somos enquanto Povo.

Mealhada: município aposta na requalificação da mata do Buçaco

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião do Executivo Municipal, o lançamento do concurso relativo à empreitada de “Requalificação e Valorização da Mata Nacional do Buçaco – Recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos e da Via-Sacra”, uma obra orçada em um milhão de euros.

 

Convento Santa Cruz.jpg

 

Os trabalhos englobam a conservação e restauro de fachadas, paredes e tetos interiores, recuperação de vãos interiores e exteriores, recuperação de coberturas e correções ao nível da drenagem das águas pluviais e pavimentos.

 

«Trata-se de uma obra complexa, já que a intervenção é sobre um património histórico, que terá em conta as exigências da Direção Regional de Cultura do Centro, com quem a autarquia celebrou um contrato, assumindo-se como dono da obra e assumindo a componente financeira nacional do financiamento comunitário que vier a ser atribuído à candidatura apresentada pela Fundação Mata do Buçaco», afirma o município, em comunicado.

 

«A Mata Nacional do Buçaco está no concelho da Mealhada e é um património que devemos preservar e conservar. A Mata do Buçaco é um dos pilares de toda a nossa estratégia de Turismo e, portanto, é com naturalidade que a Autarquia assume uma parte do custo desta obra, substituindo o Estado», refere Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

 

Recorde-se que o Convento de Santa Cruz e as Capelas dos Passos da Via-Sacra estão classificados como Imóvel de Interesse Público, desde 1943, tendo esta classificação sido alargada à Mata Nacional do Buçaco em 1996. Para breve, a Autarquia prevê a reclassificação de todo o conjunto como Monumento Nacional.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.